INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Espanha: Constitucional suspende Lei de Referendo na Catalunha — que promete luta 09 Setembro 2017

O presidente da região autónoma da Catalunha, Carles Puigdemont (na foto, com livro), obtivera na quarta-feira 6, uma vitória que veio a ser pírrica: na quinta-feira 7, Madrid suspende a lei pela qual o parlamento catalão aprovara o referendo sobre a independência.

Espanha: Constitucional suspende Lei de Referendo na Catalunha — que promete luta

A Constituição do Reino de Espanha determina que qualquer mexida na integridade territorial tem de ser tomada por todos os espanhóis, reagiu na noite de quarta-feira o primeiro-ministro Mariano Rajoy (na foto, à direita). Ao mesmo tempo, anunciava que dera entrada a um pedido de bloqueio junto da instância própria.

No dia seguinte, o Tribunal Constitucional, em Madrid, deferia o pedido do governo e deitava por terra a decisão do parlamento da regional catalão.


Separatistas da Catalunha não desarmam: Independência já!

Foi por entre gritos e vaias, numa sessão de alta tensa que a decisão de colocar o texto da lei na ordem do dia foi tomada pelo Parlamento controlado pelos separatistas por 72 votos a favor, 60 contra e 3 abstenções.

No referendo, os catalães irão responder se querem que a região de 7,5 milhões de habitantes, 16% da população espanhola, se converta em um Estado independente em forma de república.

Mesmo com o bloqueio imposto pelo Tribunal Constitucional, que declarou a consulta ilegal, a lei não terá problemas para avançar, já que os independentistas são maioritários na Câmara. Após isso, espera-se que o governo regional catalão afirme o decreto de convocatória do referendo. Fonte: El País

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau