INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

EUA: Trump ’revelou segredos de Estado a diplomatas russos’ 16 Maio 2017

Sem querer, Trump acabou por revelar "segredos de Estado" durante a reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros e o embaixador da Rússia, destacam a BBC, o NY Times e o Washington Post.

EUA: Trump ’revelou segredos de Estado a diplomatas russos’

Segundo os referidos diários online, a revelação feita em conversa que o presidente Donald Trump manteve, na semana passada, na Sala Oval com Sergey V. Lavrov, o ministro dos Negócios Estrangeiros, e o embaixador Sergey I. Kislyak acaba por ser extremamente prejudicial no combate ao Estado Islâmico. Uma importante fonte de informação no seio da organização terá com isso ficado exposta.

A Casa Branca nega no entanto que revelações importantes tenham sido produzidas e afirma que "não se discutiu nem métodos nem fontes" durante a reunião.

O presidente ter-se-á excedido, dizem as notícias, quando procurava mostrar a superioridade da actuação da sua administração no combate ao Estado Islâmico.

Segundo o Washington Post, a informação que Trump revelou era tão confidencial que o Pentágono não só ocultava os pormenores aos governos aliados como mantinha a mesma restringida a pessoas escolhidas no seio do governo americano.

Como destaca o New York Times, os Estados Unidos e a Rússia são aliados no combate ao Estado Islâmico na Síria, mas os seus interesses são divergentes e mantêm muitas reservas mútuas em partilhar informação.

Fontes referidas. Foto do Washington Post: Trump e os diplomatas russos à saída da referida reunião.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau