REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

E se os ’social-media’... 04 Janeiro 2018

O Facebook apagou a conta do presidente da Chechénia neste início de 2018. Bem feito, certo? Apagou-se do espaço internacional da liberdade de expressão, que são as redes sociais, um ditador abominado pela comunidade internacional, certo? Pense antes de aplaudir: a ação decorre não de um puro sentimento de ética por parte da empresa. Decorre sim, da pressão feita pelos governos do Estado de Israel e dos Estados Unidos, denuncia-se.

E se os ’social-media’...

O parágrafo acima, sobre um ditador excluído das redes de influência, não é pois um tardio desejo de Ano Novo, feito às doze badaladas e às doze passas — por um antipopulista que há um ano estivesse a tragar o intragável. É sim uma notícia dada pelos meios de comunicação social mais credíveis do planeta.

Os social-media são independentes ou não são? Para quem até há pouco era reticente a inscrever-se no Facebook, esta questão volta a colocar-se — como em 2011.

Relembremos o testemunho de alguém que se autoexcluía.


– Mas não estás no Facebook!

Falamos, do que nos une e do mais novo fa(c)to que, antes de chegar aos noticiários, circula nas redes sociais. Replica-me:

– Mas não estás no Facebook!

Este, sem aspas, porque a palavra importámo-la já nossa. Pois é, nestes tempos de acelerada e-integração, dispense-se o símbolo que funciona para Citar; Fazer metalinguagem entre línguas que coexistem num texto; Destacar títulos (em processador eletrónico, substituição por ctrl+itálico). Dispense-se a redundância: quem-tem-tempo-para-perceber-tais-subtilezas sabe para que serve o invento do tipógrafo Guillaume, súbdito de Luís XIV.

A efabulação do real, que rosto tem no Facebook, etérea realidade do terceiro milénio?

Uma geração depois — pois que as gerações aqui medem-se por quinquénios —, a questão passou a ser até que ponto os social media nos controlam, pois se erigiram em quarto poder que ameaça os mass-media independentes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau