ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Diabetes matam 3,4 milhões de pessoas por ano no mundo 08 Dezembro 2017

Está a ser uma drama à escala global. Cerca de 350 milhões de pessoas têm, em todo o mundo, diabetes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), este numero pode aumentar em dois terços no horizonte de 2030.

 Diabetes matam 3,4 milhões de pessoas por ano no mundo

A agência especializada de saúde das Nações Unidas estima que 3,4 milhões de pessoas morrem de diabetes todos os anos. Revela a mesma entidade que quase 80% das mortes ocorrem em países em desenvolvimento.

"A OMS projeta que as mortes por diabetes aumentarão em dois terços até 2030. É uma doença crónica, mas pode ser reduzida muito pelo estilo de vida apropriado, redução do uso de álcool, abandono para fumar, alimentação saudável e atividade física. Está ficando maior e os países estão cientes disso ", perspectiva Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS em Genebra.

Cabo Verde e desafio contra diabetes

Entretanto, Cabo Verde tinha, em 2016, mais de 10.000 casos de hipertensão e cerca de mais de 3000 casos de diabetes. « Mas é claro que temos consciência que isso não é a realidade, porque o inquérito realizado em 2007 mostra uma prevalência de 12,7 por cento da população cabo-verdiana com diabetes, que representam cerca de 60.000 casos”, revelou, na ocasião, o Ministério da Saúde.

“O desafio é conhecer e informar as pessoas para sabermos exactamente o número de diabéticos que estão a ser seguidos nos serviços de saúde, mas o importante é fazer o rastreio e diagnóstico precoce da doença”, indicou a coordenadora do Programa de Prevenção da Diabetes Mellitus e de Outros Distúrbios Metabólicos, Maria da Luz Lima, para quem, naquele momento, não existem dados de mortalidade específicos para a diabetes.

É de relembrar que a luta contra a doença é observada sobretudo por ocasião do dia 14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes - para aumentar a consciência global da doença e e educar a população sobre como prevenir contra ela.

Conforme a OMS, o dia marca o aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, foi, em 1922, instrumental na descoberta de insulina, um tratamento que salva-vidas para pacientes com diabetes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau