OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

“Demografia descontrolada” de África: pretexto para recolonização franco-alemã? 05 Agosto 2017

Conter e prevenir a imigração em “massa”, reduzir a propagação do “terrorismo islâmico” são assumidos como os objetivos políticos dos Europeus em África. Ditados, diz-se, pela ameaça que representam as largas dezenas de milhões de jovens desempregados na região saheliana.

Por: Alexandre Santos

“Demografia descontrolada” de África: pretexto para recolonização franco-alemã?

Por: Alexandre Santos

Há um mês, precisamente a 1 de julho, Macron, o presidente francês da renovação, presente em Bamaco para a cimeira do novíssimo G5 Sahel (foto) – Burkina-Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Chade –, anunciou um pacote de ajuda financeira e logística à futura força militar, criada no âmbito da aliança franco-alemã que está na forja para a região.

A 13 de julho, em Paris, o conselho de ministros franco-alemão assinava por baixo o que Macron dissera 11 dias antes na capital do Mali. A iniciativa da “Aliança” é o sinal mais claro de que a parceria franco-alemã está cada vez mais forte relativamente às questões africanas.

Objectivos políticos. Mesmo num contexto em que são fracos os meios disponibilizados para cumprir os objetivos europeus em África, consensualizaram já quais são eles: Conter e prevenir a imigração em “massa”, reduzir a propagação do “terrorismo islâmico”. A ameaça que representam as largas dezenas de milhões de jovens desempregados na região saheliana é um problema sério que tem de ser resolvido.

Menos assumidos são os objectivos económicos dos países e empresas da Europa. O desenvolvimento dos países pobres é crucial para garantir mercados certos aos exportadores dos países ricos. Além de que a África continua, como sempre foi, a figurar como a principal fonte de matérias-primas, em bruto.


A “fertilidade” das africanas virou affaire de Estado, segundo Macron

Fontes: RFI, Le Monde (foto)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau