REGISTOS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Crise Política na Espanha: A independência da Catalunha, as últimas notícias 17 Outubro 2017

Crise Política na Espanha: A independência da Catalunha, as últimas notícias

O juiz da Audiência Nacional, Carmen Lamela, já ordenou a prisão, incondicional sem fiança, aos líderes do ANC - Jordi Sanchez e Omnium Cultural, Jordi Cuixart . Tudo com a alegação de que terão cometido o crime de sedição pelos incidentes de 20 e 21 de Setembro, durante uma operação da Guarda Civil contra a organização ilegal do referendo em 1 de outubro último.

Segundo o El País, pouco antes, o comissário principal dos Mossos, Josep Lluís Trapero, evitava a prisão que lhe havia sido solicitada pelo Ministério Público do Tribunal Nacional pelo mesmo crime.

A decisão judicial em causa surgiu porque o presidente da Generalitat, Carles Puigdemont não respondeu, esta segunda - feira, ao pedido do governo central para esclarecer se tinha proclamado a independência ou não da Catalunha. Se a respota for positiva, o Estado pode accionar o artigo 155º da Constituição, que vai suspender a autonomia da Catalunha.

Conforme o mesmo jornal, o governo nacional pediu Puigdemont para corrigir, tendo advertido ao mesmo que o diálogo deve ser feito "dentro da lei". "O período limite que agora o governo central concedeu ao Carles Puigdemon é até esta quinta-feira às dez horas , " disse Saenz de Santamaria a partir do Moncloa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau