MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Conhece Zagreb? Cidadãos unidos para limpar fama de ’mais suja da UE’ 17 Maio 2017

A capital da Croácia ficou conspurcada na fotografia e os cidadãos indignam-se. É que um recente relatório da União Europeia classifica-a entre as piores no tratamento do seu lixo.

Conhece Zagreb? Cidadãos unidos para limpar fama de ’mais suja da UE’

O último relatório da União Europeia sobre o tratamento dos resíduos e dejetos urbanos é a prova mais contundente que o movimento de cidadãos zagrebinos exibe como trunfo. Segundo o estudo, Zagreb recicla menos de 1% do seu "lixo", que inclui também todo o tipo de dejetos.

Os cidadãos unidos em torno do slogan "Zagreb é nossa" dizem-se fartos de verem a sua cidade capital como a "mais suja entre as capitais da União Europeia. Vai daí, arregaçaram as mangas e, descartando candidatos políticos, estão a mobilizar-se para concorrer às próximas eleições autárquicas.

"Ao fim de 15 anos desta presidência, a cidade obtém os piores resultados a nível europeu. Estamos fartos da opacidade dos negócios municipais, instalada por este presidente que em 15 anos só nos faz envergonhar. Veja a nossa vizinha Ljubljana que está entre as melhores!", acusa o porta-voz de "Zagreb é nossa".

Pois é, para mudar a fama de cidade mais suja da UE, os Zagrebinos "de todas as tendências políticas e estratos sociais" decidiram unir-se para eleger um Edil não-político.

Fontes: Social-media, Libération

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau