SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Cabo Verde e Canárias assinam Acordo-quadro de Cooperação esta quinta-feira 13 Julho 2017

O Governo de Cabo Verde e o Cabildo Insular das Canárias assinam, esta quinta-feira, 13, um Acordo quadro de colaboração e cooperação para o desenvolvimento de projectos de interesse comum baseado nas semelhanças e potencialidades dos dois arquipélagos.

Cabo Verde e Canárias assinam Acordo-quadro de Cooperação esta quinta-feira

Empreendedorismo, TICs (inovação tecnológica e social), Desenvolvimento de atividades comerciais, Energias Renováveis, assim como a poupança e a eficiência energética são áreas privilegiadas neste acordo que abarca ainda as Mudanças climáticas - principalmente na proposta de criação de um Observatório sobre Mudança do Clima no Atlântico Este -, a Economia Azul, especialmente a Aquacultura e a Biotecnologia de algas marinhas e a Formação e capacitação profissional, ligada ao sector agrícola e hídrico.

Em nome de Cabo Verde, vai assinar o acordo o Ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves. Já Raul Salvador Garcia Brink, Conselheiro da Área de Desenvolvimento Económico Energia e I+D+I, irá representar o Governo Insular das Canárias.

Para a cidade da Praia, a assinatura deste acordo - que tem a duração de 4 anos - tem por base as excelentes relações políticas, de amizade e cooperação entre Cabo Verde e o Reino de Espanha. Uma relação incorporada no Acordo Geral de Cooperação Técnica e Científica, assinado entre os dois países a 18 de junho de 1979, mas também entre o nosso país e o Governo das Canárias. Isto reflectido no Memorando de Entendimento entre os Governos de Cabo Verde e as Ilhas Canárias, assinado a 13 de novembro de 2016.

É desejo dos dois Governos aumentar os laços entre Cabo Verde e o Cabildo Insular de Gran Canária, decididos em melhorar e reforçar as relações bilaterais e, vendo a necessidade em aprofundar e identificar projectos de interesse económico para ambos os signatários com vista a estabelecer relações estáveis e duradouras entre os dois territórios.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau