DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Brockton vai a eleições: Mayor Bill Carpenter testa suas habilidades em língua crioula no vídeo da campanha 10 Setembro 2017

Um vídeo de campanha à presidência da Câmara de Brockton, o mayor daquela cidade norte-americana, Bill Carpenter, fala em criolo Cabo-verdiano. Bill concorre à sua própria sucessão, para um terceiro mandato, de dois anos, na eleição estadual ( geral) em Novembro. O vídeo, expressando-se em criolo, está recebendo uma ampla reacção nas redes sociais dos milhares de Cabo-verdianos residentes naquela cidade do EUA. Por outro lado, os seus opositores acusam-no de ter usado ilegalmente fundos municipais para aprender o criolo.

Brockton vai a eleições: Mayor Bill Carpenter testa suas habilidades em língua crioula  no vídeo da campanha

O prefeito de Brockton, Bill Carpenter, falou em crioulo cabo-verdiano em um vídeo que foi amplamente compartilhado no Facebook. Bill pode ser visto no vídeo das redes sociais falando aos eleitores cabo-verdianos, agradecendo o apoio dos cabo-verdianos na última eleição. "Cabo-verdianos de Brockton, há quatro anos é que vêm depositando o vosso voto de confiança em mim e na minha equipa. Estou aqui novamente hoje, pedindo-lhe o mesmo voto de confiança. Nos últimos anos, conseguimos muito juntos, mas ainda temos mais a realizar. Vote em mim, e juntos vamos trazer Brockton para a frente. Obrigado, Bill Carpenter, e estou contando com os seus votos”, expressa em criolo.

Em declarações ao jornal da cidade, Enterprise, alguns se queixaram da sua pronúncia. Já os descendentes cabo-verdianos lhe deram crédito por terem alcançado uma língua estrangeira. "Eu achei óptimo para ele", disse Cadi Miranda, que é de ascendência cabo-verdiana e fala crioulo.

Outros foram críticos, incluindo Edir Andrade. "Ele devia parar de pensar que é cabo-verdiano e começar a agir como o prefeito de Brockton". Este reclamou que o prefeito não fez o suficiente para trazer um novo campo de futebol para a cidade, entre outras coisas. Andrade disse que Carpenter "claramente não" pronunciou muitas das palavras crioulas correctamente.

Também, Nicole DaSilva disse que o prefeito de Brockton fez um trabalho digno ao enviar sua mensagem ao crioulo cabo-verdiano. "Eu entendi", disse Da Silva, que apoia o prefeito. "Não está tão mal", disse.

Entre os seus concorrentes na eleição para o prefeito, é o candidato que, pela primeira exprime-se na nossa língua, disse Jimmy Pereira, afirmando que, ele é o único que sabe falar fluente crioulo cabo-verdiano. Porem, defende que “precisa de alguma prática.Tive que assistir (o video) três vezes para entender claramente a mensagem”.

No ano passado, o Carpenter se matriculou em um curso da língua crioulo cabo-verdiana no Massasoit Community College. Por isso, é que foi acusado ter usado ilegalmente fundos municipais para aprender o criolo.

A comunidade cabo-verdiana é o maior grupo de imigrantes em Brockton. Bill, falando em criolo aumenta a chance de ser reeleito à sua própria sucessão, para um terceiro mandato, de dois anos, na eleição geral em Novembro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau