ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

BAD desembolsa 45 milhões de dólares para apoiar as reformas económicas de Madagáscar 30 Novembro 2017

O Conselho de Administração do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, esta terça-feira, 28, em Abidjan, Costa do Marfim, uma doação de 14 milhões de dólares e Facilidade de Crédito de Transição Parcial (TAF) no valor de 31 milhões de dólares para financiar a primeira fase do Programa de Apoio à Competitividade Económica (PACE) em Madagáscar.

BAD desembolsa 45 milhões de dólares para apoiar as reformas económicas de Madagáscar

O PACE, que é um apoio orçamentário do programa de três anos (2017-2019), também visa consolidar os resultados alcançados em operações anteriores do Banco no país, para a governança económica, a reforma do sector de energia 2016, bem como a criação de condições favoráveis para um crescimento económico forte e inclusivo em Madagáscar.

Essas reformas, segundo um comunicado divulgado, visam apoiar os esforços do governo na implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento 2015-2019 (PND).

“Na implementação deste projecto, o foco será a melhoria da competitividade de Madagáscar, a fim de atrair mais investimentos privados e públicos em sectores criadores de emprego, como a agro-indústria e a melhoria do desempenho de empresas estatais, nomeadamente a Companhia Nacional de Electricidade e Água de Madagáscar (JIRAMA) e a Air Madagascar, permitindo ao Estado reduzir os subsídios e transferi-los”, lê-se no comunicado remetido ao Asemanaonline.

Informa a mesma fonte que os recursos economizados podem ser redireccionados para investimentos em infra-estrutura pública e sectores sociais, gerando assim, um crescimento económico inclusivo e sustentável.

De referir que a República de Madagáscar combina dois instrumentos de financiamento, nomeadamente o apoio ao orçamento e a Garantia Parcial de Crédito (GPC), para apoiar suas reformas estruturais.” Uma vez implementado, o GPC de 31 milhões de dólares permitirá que o país eleve outros 50 milhões no mercado bancário internacional”. Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau