LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Angola: Marido de Isabel dos Santos condenado à prisão na RD do Congo 15 Julho 2017

Sindika Dokolo, 45 anos, casado com a filha do presidente de Angola, foi esta quinta-feira condenado à prisão na República Democrática do Congo, país donde é natural. O visado ridiculariza o processo que considera político e manipulado por Kabila.

Angola: Marido de Isabel dos Santos condenado à prisão na RD do Congo

"Acabei de inaugurar uma fábrica de 400M$, Joseph Kabila manda condenar-me a um ano de prisão por uma fração. Sr. Kabila! Será a vossa justiça a perder-vos’’, tweetou Sindika Dokolo.

O "post" na rede social Twitter foi retomado como manchete, no jornal Deutsche Welle. Este diário alemão ouviu o visado que defende que se trata de um caso político: "Kabila quer abafar as vozes discordantes". Sindika Dokolo tem sido apontado como candidato à presidência congolesa.

O Tribunal de Kinshasa/Assossa, num julgamento ’in absentia’, deu como provados os crimes de falsificação de documentos, de que são acusados os irmãos Dololo, Sindika e Luzolo. A pena de um ano de prisão efetiva é igual para os dois, assim como a indemnização de 15.000 dólares ( c. de 1,5 milhão CVE) a pagar ao Estado.


Kinshasa-Luanda: relações tensas

Até há pouco cordiais, as relações entre os dois países vizinhos estão a deteriorar-se. Angola acusa o Congo pela insegurança que se vive na região limítrofe de Kassai. A instabilidade política levou a uma insurreição no centro do Congo, que fez com que 30 mil refugiados tenham cruzado a fronteira desde agosto passado.

Angola já despendeu mais de 1,6 mil milhões de cuanzas (1.647.036.998 AOA, cerca de um milhão de contos CVE) em ajuda aos refugiados do Congo, anunciou a Angop em 26 de junho.

Fontes: Referidas no artigo; wordpress (foto).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau