CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

Chã das Caldeiras: Alunos do primeiro ao quarto anos residentes vão frequentar aulas no local 01 Outubro 2017

Os alunos do primeiro ao quarto ano de escolaridades e residentes em Chã das Caldeiras vão assistir as aulas no local, sem terem de se deslocar à Cabeça Fundão. As aulas iniciam esta segunda-feira, 02. A confirmação foi dada ao Asemanaonline pelo delegado do Ministério da Educação em Santa Catarina, Osvaldo Rodrigues. Também o pré-escolar, já está a funcionar naquela comunidade.

Chã das Caldeiras: Alunos do primeiro ao quarto anos residentes vão frequentar aulas no local

Depois de analisar a situação com a edilidade, o Ministério decidiu que, os quase quatro dezenas de crianças em idade escolar podem frequentar as aulas no local. Já os alunos do 5º e 6º anos de escolaridade - devido a criação da nova estrutura de agrupamentos – deslocam-se até à Achada Furna para assistirem as aulas, sendo que o transporte será assegurado, desde o início das aulas, pelo próprio ministério.

Com esta decisão, os pais e encarregados de educação mostram-se satisfeitos. O delegado do ME no concelho Osvaldo Rodrigues, que esteve na comunidade de Chã das Caldeiras na última sexta-feira, disse que estão criadas todas as condições para o início das aulas na próxima segunda-feira. Foi alugada um espaço no local e com todas as condições para o funcionamento de salas de aulas, com duas turmas compostas, de modo a manter as crianças na própria comunidade.

Apesar do ano lectivo ter iniciado no passado dia 18 de Setembro, estas crianças ainda não tiveram contactos com professores e salas de aulas.

O edil de Santa Catarina sempre colaborou no sentido de ter parte das crianças a estudarem na própria localidade-cujas famílias têm residência fixa na Caldeira ao sopé do vulcão. Sobre o transporte, o autarca tranquilizou aos país e encarregados de educação de que os custos serão suportados pelo Ministério a partir do início do ano lectivo e não a partir de 02 de Outubro.

Também o pré-escolar, já está a funcionar naquela comunidade. O presidente da Camara Municipal de Santa Catarina, Alberto Nunes disse que, já foi identificado um espaço, que está sendo preparado para funcionar como jardim-de-infância, mas enquanto isso, as crianças vão assistindo as aulas num espaço cedido por um dos locais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau