OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro di?rio caboverdiano em linha

A importância de uma liderança autentica e o seu capital psicológico 06 Mar�o 2017

O sucesso das empresas cabo-verdianas depende tanto da liderança efectiva como do apoio dos colaboradores às metas e objectivos a longo prazo. Essa abordagem coesiva pode ser sustentada através da criação e manutenção de um capital fisiológico positivo nas empresas.

Por: Carlos Fortes Lopes, M.A.
(A voz do povo sofredor)

A importância de uma liderança autentica e o seu capital psicológico

Vivemos um período turbulento no ambiente empresarial cabo-Verdiano.
Somos uma jovem República e temos vindo a confrontar turbulências contínuas no mundo económico, especialmente depois da crise económica mundial de 2008; Mudanças rápidas e uma crescente diversidade exigem-se, para que consigamos substituir a estagnação da economia por uma economia dinâmica e de comércio diversificado e inclusivo.

Para se adaptar a essas mudanças no mundo dos negócios, as empresas e instituições cabo-verdianas precisam de autênticos líderes e com habilidades de liderança eficazes que incluam visão, mudança orientada, transparente e comunicativa e respeito e crença no capital fisiológico positivo.

O sucesso das empresas cabo-verdianas depende tanto da liderança efectiva como do apoio dos colaboradores às metas e objectivos a longo prazo. Essa abordagem coesiva pode ser sustentada através da criação e manutenção de um capital fisiológico positivo nas empresas.

Uma liderança autêntica, como a proposta por Luthans e Avolio (2003), e desenvolvida por Gardner et al. (2005) e Avolio e Luthans (2006), é um processo pelo qual os líderes estão profundamente conscientes de como eles pensam e se comportam, do contexto em que operam e são percebidos por outros como sendo conscientes dos seus valores e dos outros ou perspectivas, conhecimentos e forças morais (Avolio et al 2004, p.222). Autênticos Líderes não devem se preocupar apenas com sua autenticidade pessoal, mas também como essa autenticidade pode ser transferida para outros a fim de influenciar os seguidores a trabalharem em direção aos objetivos da organização/empresa.

Além disso, quando os líderes estão cientes de como suas ações influenciam aqueles ao seu redor e são abertos e transparentes sobre os processos e influências dentro e fora das suas empresas/organizações, os seguidores terão um melhor senso dos objetivos a serem alcançados. Os principais componentes contribuintes para o desenvolvimento de uma autêntica liderança são: auto-consciência e auto-regulação. Comportar-se autenticamente significa agir de acordo com os valores, preferências e necessidades de cada um, em vez de agir apenas para agradar aos outros ou para obter recompensa ou evitar castigos através da "falsa" atuação. A autenticidade não é um esforço compulsivo para exibir o verdadeiro eu, mas é a expressão livre e natural de sentimentos, motivos e inclinações essenciais (Kernis, 2003, p.14).

Um importante antecedente para a auto-consciência do líder autêntico e para a regulação com impacto no desempenho nas empresas de hoje é o comportamento organizacional positivo e o capital psicológico positivo. O comportamento organizacional positivo é definido como "O estudo e aplicação de forças de recurso humano positivamente orientadas e capacidades psicológicas que podem ser medidas, desenvolvidas e efetivamente geridas para a melhoria do desempenho no local de trabalho atual" (Luthans, 2002b, p.59). Os principais critérios de comportamentos positivos da empresa são: esperança, otimismo, resiliência e confiança. Quando eles são combinados na construção do núcleo de capital psicológico positivo, esses estados positivos podem ser investidos em uma autêntica liderança e alavancado para o impacto do desempenho e vantagem competitiva.

Uma autêntica liderança melhora o desempenho de liderança em qualquer empresa.

O capital psicológico positivo sempre contribuí para uma melhor atmosfera de trabalho entre os líderes e seus seguidores/subordinados.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade






Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau